quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Texto Jornalístico

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
/SÉRIES INICIAIS – PROJETO IRECÊ
GRUPO DE ORIENTAÇÃO- MARGARETE
ATIVIDADE – 2121
PROFESSOR – NELSON DE LUCA PRETO
CURSISTAS –LÌCIA CARMEN ALVES DE ANDRADE

Tabuleiro Digital

Desde 2005,Irecê faz parte do projeto TABULEIRO DIGITAL de autoria do professor Nelson Pretto que naquele periodo estava ocupando o cargo de diretor da FACED, fazendo parte do projeto de formação continuada dos professores de Irecê no curso de pedagogia series iniciais. Sendo considerado um dos maiores projetos de inclusão digital, pois, permite aos usuários a livre escolha no acesso a internet e seu universo de informaçoes o que favorece ao projeto e aos usuários a possibilidade de navegar livremente.
A população de Irecê que é formada na sua maioria por comunidades carentes,que em decorrência das condições financeiras muitos não tinham a oportunidade de ter acesso ao contexto da cultura digital, assim como muitos professores que estavam matriculados no curso de formação continuada do projeto Irecê enfrentavam também essa realidade, de buscar espaços que lhes pudessem favorecer e articular com a demanda exigida na sociedade contemporânea.
Dessa forma o projeto TABULEIRO DIGITAL através da sua dinâmica trouxe para o municipio de Irecê a oportunidade e a garantia na democratização do acesso a internet para todos sem distinção de raça, sexo ou classe social.Promovendo a interação e troca de conhecimento de acordo com as suas necessidades e interesses e o uso de uma nova linguagem e apropriação de novos conhecimentos.
O Tabuleiro Digital do municipio de Irecê atende hoje cerca de 420 pessoas diariamente disponibilizando 36 computadores conectados a internet, o espaço está em funcionamento e disponibilizado à comunidade durante os três turnos do dia das 8:00 ás 12:00 das 14:00 ás 18:00 hs e das 18:00 ás 21:00.As escolas que queiram fazer uso do espaço levando turmas para pesquisar ou ter aula no local devem agendar horário procurando o ponto de cultura ciberparque Anisio Teixeira, que é umdos projetos articulados ao Tabuleiro Digital e agendar com os coordenadores do projeto, os dias e horários em que os professores pretendem trabalhar nesse espaço .
Os professores precisam aprender a utilizar a internet como suporte para ampliar as informações relacionadas aos conteúdos trabalhados fazendo com que os alunos percebam que não ha só as informações dos livros e que na internet dá para escolher sem imposição. Cabe ao professor orientar os seus alunos a buscar, ler e selecionar as informações e socializa-las na sala de aula promovendo a troca de informações.
Hoje em dia as escola pedem muitos trabalhos(pesquisas) mas a maioria dos alunos não estão sabendo fazer e a mairia dos professores não estão sabendo orientar nem aproveitar esses trabalhos, os alunos copiam da internet os professores na maioria das vezes nem lê e dá nota. O Tabuleiro Digital é para muitos a unica oportunidade de acessar a internet, agora imaginem o que seria desses alunos ou melhor como estaria a nossa comunidade sem ele ?.

4 comentários:

Mari disse...

Lícia,
Achei interessante as informações que você troxe sobre o tabuleiro Digital de Irecê, pois acredito que ainda tem pessoas que não sabem deste projeto grandioso que atende as necessidades de trocas de saberes, conhecimentos e de muitas informações tecnológicas.
É importante frizar que, apesar deste espaço ser aberto a comunidade,ainda não é suficiente para atender as demandas desta cidade que tem um grande número de habitantes.Mas já é uma grande evolução.

Gicélia disse...

Olá Licia,

É verdade, o Tabuleiro Digital, é um lindo projeto de inclusão digital, que tem mostrado um reflexo muito grande, principalmente nas escolas de bairros periféricos. Hoje por causa deste projetos , crianças com um poder aquisitivo crítico da uma surra de informação em tecnologia em muitos professores. Queria nós que todas as cidades vizinhas tivesse o previlégio de Irecê, e todas recebesse um Tabuleiro Digital.

Bjus:
Gicelia

Sule disse...

Lícia! Fiz algumas pontuações sobre teu artigo, de modo que possa melhorá-lo... Enviei como anexo na lista de discussão..
BJINHOS
Sule

Sule disse...

Oi Licia! Mlehorou bastante.. Agora, alguns pontos que você teria como explorar mais e que pontuei na primeira leitura, simplesmente foram apagados??? Não era para apagar, era para explorar!!! Menina! Tem potencial para uma boa reflexão, precisa superar esse medo de escrever, e isso so acontecerá fazendo, metendo as caras!!!
Vamos lá... O curos ainda temos mais alguns anos pela frente!
Bjinhos