sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Desconectados

Na educação os computadores poderiam estar sendo usados como uma poderosa ferramenta do aprendizado, mas o que vem acontecendo nas escolas é o oposto nem os professores e os alunos estão preparados para utilizarem esse recurso, na sala de aula e como suporte para ampliar os conteúdos trabalhados.
O MEC divulgou uma pesquisa relacionada ao desempenho dos alunos que tem acesso a internet e o resultado foi critico, mas, devemos questionar como foi feita essa avaliação? o que foi avaliado? os conteúdos escolares ou os conteúdos utilizados por eles na internet. Se foram os conteúdos escolares então todos os que fazem parte do pocesso educativo devem ser avaliados, porque como é que se cobra o que não é ensinado.
Se os professores não sabem usar o computador nas aulas como é que os alunos vão saber,é fácil condenar os computadores difícil é investir em politicas públicas e capacitação para os professores.

5 comentários:

cau disse...

A uma cobrança muito grande em relação ao uso do computador em nossas salas de aula, como você colocar em seu texto, fica dificil ofercermos aos nossos alunos um conteúdo, que nós não dominamos;por isso devemos cobra cursos de formações voltadas para essa área.

dulce disse...

Olá Lícia. Agora senti firmesa!
Quanto ao uso do computador, acho que será apenas questão de tempo.
Serão tão comuns quanto o uso do quadro e giz.Pode apostar!
Beijo
Dulce

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

É isso ai Lícia para facilitar o acesso aos computadores, ou seja, ”incluir digitalmente”, precisamos lutar pela implantação de politicas públicase e desenvolver projetos para que os governantes venham promover capacitação
para os professores e demais pessoa de lugares distantantes e isolados ,gerando assim um processos de construções globalizadas.

Bonequinhalovy.blogspot.com.br disse...

Olá! Licia estava lendo o seu texto com relação os computadores na educação nas
escolas como uma ferramenta do aprendizado,
mas, você discórdia deste processo, apesar que os professores ainda não estarem cem por cento preparados, vamos tentando fazermos a nossa pequena contribuição na aprendizagem das nossas crianças da nossas escolas, que estão começando a engatinhar no mundo virtual,entre outros ambientes como o blog muito legal para os alunos.vamos a luta.ok

Sule disse...

Oi Licia! Precisamo entender e perceber as tecnologias como estruturantes no processo de aprendizagem dentro da escola! Se encararmos apenas como "ferramenta", não estaremos explorando todas as possibilidades e potencialidades e sim, estas serão apenas uma animadora dentro da escola! Uma hora o encanto por esse novo irá acabar e tudo volta ao que estava acontencendo como antes.. Lembra do filme que discutimos na atividade Oficina de Computação 'tecnologia ou metodologia'??? Por isso a necessidade de trazer para o processo de formação de professores a discussão, a inserção e apropriação desas tecnologias!
Precisamos explorar as possibilidades, junto com nossos alunos, entendendo as diferentes linguagens...
Bjinhos
Sule