segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Comunidades virtuais

São grupos de pessoas que se reúnem e se unem na defesa de temas,idéias e gostos em comum, fazendo com que haja interação através do mundo virtual,segudo Levvy"Uma comunidade virtual é construida sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca" utilizando este espaço como meio de comunicação, trocando idéias e informações de acordo com as necessidades de cada um.
A medida em que as participações individuais vão ampliando nessas comunidades ha uma maior interação, estreitando laços e aproximando pessoas criando e fortalecendo relacionamentos que através de outros meios de comunicação não seria possivel,pois,só através dessas comunidades existe essa dinâmica de falar e ver a pessoa como se estivesse no ambiente real e não virtual, trocar idéias, mandar recados enfim se comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar desde que esteja conectado a internet.
Segundo Robert Nisbet(2000:34-37)"a comunidade excede a comunidade local, incluindo-se as diversas relações caracterizadas por um alto grau de intimidade pessoal".
As comunidades virtuais são espaços sem fronteiras que aproximam pessoas.
Lícia
Referências
LÈVY, Pierre.cibercultura.Ed.34
FONSECA Daisy; COUTO, Edvaldo.Comunidades virtuais: herança cultural e tendência contemporânea, in: PRETTO, Nelson de Luca Tecnologias e novas Educações Salvador: EDUFBA, 2005.

9 comentários:

Adair disse...

É isso ai amiga,é um mundo onde as pessoas se reúnem, para trocar informações nas comunidades virtuais.

Paula Rodrigues disse...

Oi Licia !

As comunidades virtuais é a base da prática tecnologica e também um correio eletrônico que serve para o compartilhamento de novos conhecimentos ,que nos leva a ver que tudo se tranforma em desafios para a nossa vida profissional e pessoal.
Estimulando esse ambiente em um aprendizado virtual para todos.

bete disse...

É isso mesmo Lícia, as comunidades virtuais favorece nossa comunicação de maneira que construimos conhecimentos, mas, esses conhecimentos serão construidos se houver a participação dos usuários nos ambientes virtuais,interagindo,compartilhando...Rumo á aprendizagem colaborativa.
Schlemmer(2005,p.31). Afirma que as comunidades virtuais são redes
eletrônicas de comunicação interativa autodefenida, organizadas em torno de um interesse ou finalidade compartilhadas.Esse novo sistema de comunicação pode abarcar e integrar diferentes formas de expressão, bem como a diversidade de interesse,valores e imaginação[...]Diante dessa afirmação se cria possibilidades de produzir, acessar e transmitir informações.

Joana disse...

É o que estar acontecendo com a gente, grupo de profissionais em educação em rede, não é verdade? esse espaço vai nos propocionar, interação, e bastante aprendizagens.

Cristina disse...

Oi querida!
Como os nossos interesses são os mesmos,vamos trabalhar juntos,unidos,assim venceremos muitos obstáculos que com certeza virão.E eu estou disposta a tudo para ajudar no que for preciso.Bjs menina!

Sule disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
nubia disse...

Concordo com vc,e nesses grupos podemos compartilhar fatos, mensagens e gostos, além de interagirmos em tempo real.

UM ABRAÇO!

Nubia.

JuLuar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sule disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.