domingo, 26 de outubro de 2008

Mestrado da Vida

A curta metragem mostra de maneira clara a desigualdade social apresentada pelos personagens, ela uma estudante que apesar de se achar culta mostra ser na verdade uma pessoa preconceituosa que julga o rapaz que a está assaltando como ignorante, por ser marginal, o mundo do crime é composto por pessoas de todas as classes sociais e falta de escolaridade não é a causa e nem motivo para uma pessoa virar marginal. A violência hoje em dia está tomando proporções alarmantes, o pouco investimento em educação, segurança, serviços sociais só ajudam a piorar esses dados. O rapaz é uma pessoa marginalizada e sem expectativa de vida e que apesar de ser uma pessoa informada e inteligente não teve orientação para saber usar seus conhecimentos.
A escola tem o papel de orientar, ensinar seus alunos e incentivá-los a usar os seus conhecimentos na sociedade para que tenha uma vida digna, o curta nos mostra que se a escola não ensina a vida ensina só que nem sempre com dignidade e na maioria das vezes leva a marginalidade, não por falta de conhecimento, mas por falta de oportunidade. A cada dia que passa o mercado de trabalho vai ficando mais exigente e pedindo mais escolaridade de quem ingressa nele. Enquanto a sociedade não se conscientizar que a educação é uma poderosa arma contra a desigualdade social e cobrarem mais investimentos, as desigualdades só aumentarão

3 comentários:

Mari disse...

Oi Lícia!
Gostei quando você disse que a falta de escolarização não é motivo de marginalização.Realmente você tem razão, pois existem muitas pessoas que fizeram todos os cursos necessário para uma formação acadêmica, mas mesmo assim de forma mais sutíl, roubam, extraviam, sequestram, traficam, enfim, agem como uma pessoa de boa índole.
Claro que sem uma boa educação, seja ela dentro de casa ou na escola, é essencial para a formação de caráter de qualquer cidadão.
Cabe a cada um de nós, fazermos bom uso do que aprendemos, sem que seja necessário nos desviarmos dos nossos objetivos, nos tornando marginais e colocarmos a culpa tão somente na sociedade.
Há necessidade sim, de criação de políticas públicas que venham amenizar esta problemática tão gritante em nossa sociedade.
Abraços, Mari

Sule disse...

Otimos pontos para discussão! Gostei de sua reflexão! So entenda que a educação por si só não trará resposta, nem solução para todos os males que encontramos na sociedade!
É preciso educação e muitas outras coisas... Concordo com Mari quando fala de políticas públicas, mas além disso, precisamos de políticas públicas que se comuniquem, e não de mais politicas desastrosas!!!
Bjinhos
Sule

Sule disse...

Outro ponto!
Ta complicado Licia!!! Vc sabia de sua situação, do quanto precisava se esforçar e percebo que ficopu faltando algus pontos... Fez uma boa refelxão e esta de parabéns, mas cade a leitura do Texto de Lévy???
Bjinhos
Sule